
Acerca de
Dinacharya - Rotinas e Rituais para uma boa saúde
Na antiga ciência médica indiana do Ayurveda, a base de toda ação positiva e sustentável está enraizada no dharma, um termo sânscrito que se refere ao modo natural das coisas. Este caminho natural se aplica a todas as facetas de nossas vidas, incluindo dieta, estilo de vida e medicina.
Significando literalmente seguir o dia, dinacarya é uma série de práticas antigas baseadas no princípio do dharma, projetadas para otimizar diferentes aspectos da saúde, incluindo metabolismo, digestão e memória. Considerado o "elo perdido" ausente em muitos sistemas diferentes de medicina, tanto antigos quanto modernos, a prática do dinacarya no Ayurveda é uma forma e estrutura básica de uma vida feliz e equilibrada e, portanto, também é conhecida como "o regime dos sábios".
O que é Dinacharya?
O regime diário no ayurveda é descrito nos primeiros de seus ensinamentos, incluindo o Sushruta Samhita e o Caraka Samhita, que datam originalmente de antes de 1000 aC. Dinacharya é exaltada ao longo da história do Ayurveda, como a prática isolada mais importante na prevenção de doenças e manutenção da saúde. Modelada em ritmos e ciclos naturais que nos conectam com a terra, a prática do Dinacharya nos permite remover conscientemente elementos obstrutivos e nocivos de nossas vidas, para criar uma abordagem de vida mais pacífica, equilibrada e harmoniosa. Em suma, dinacharya serve para transforma você, em uma pessoa mais saudável e feliz.
A prática do Dinacharya contém muitas facetas e, neste programa, você desenvolverá um conhecimento prático de todas elas. Tradicionalmente, a prática de dinacharya é composta de três componentes principais:
-
Dinacharya: o regime diário
-
Nisocharya o regime noturno
-
Ritucharya o regime sazonal
Bem como uma base sólida na teoria e prática do Ayurveda. Mais do que apenas informações, no entanto, este programa lhe dará as habilidades para aplicar os princípios e práticas do Ayurveda em sua vida diária, proporcionando-lhe uma metodologia flexível e um conjunto de habilidades que você pode aplicar com sucesso em diferentes situações.
Dinacharya: Um Retorno à Totalidade
A medicina ocidental descreve a saúde como a ausência de doença, mas sem definir práticas saudáveis, nada nesta afirmação é verdadeira. Com algumas exceções, como doenças congênitas ou traumas graves, a saúde é uma escolha proativa, não algo que nos foi prometido. Hoje, muitas pessoas visitam profissionais de saúde em busca de respostas para problemas fundamentalmente enraizados em seu estilo de vida.
De acordo com Ayurveda, o propósito da vida é ser feliz. É nosso destino final experimentar essa felicidade, mas ela escapa à maioria de nós pela maior parte de nossas vidas, porque não temos as habilidades para criá-la. Além disso, não temos as habilidades porque deixamos de compreender a verdadeira natureza da felicidade. Na sociedade ocidental, a felicidade está associada à riqueza, como deveria ser; mas não quando essa riqueza é apreciada simplesmente como um objeto material. Ayurveda define felicidade como um estado de equilíbrio e harmonia com os ritmos naturais da terra (dharma), em que nos entendemos como uma parte da natureza e respeitamos a fonte de nutrição da qual a abundância ('artha', ou seja, “ riqueza ”) surge naturalmente.
Os tópicos abordados no programa incluem:
-
introdução ao Ayurveda, incluindo tridosha siddhanta (conhecimento dos Doshas)
-
Estabelecendo ciclos circadianos normais
-
higiene oral, incluindo jihvānirlekhana (limpeza da língua), gaṇḍūṣa (extração de óleo) e kavalagraha (enxágue bucal)
-
cuidados nasais e respiratórios, incluindo exercícios respiratórios, nasya (errhines), neti (lavagens nasais) e dhūma (tabagismo terapêutico)
-
cuidados com o corpo, incluindo abhyaṅga (automassagem) e snāna (limpeza do corpo)
-
aplicação adequada de haṭha ioga e vyāyāma (exercício)
-
como meditar, diferentes formas para diferentes necessidades
-
o regime de comer
-
conhecimento de substância (dravyaguṇa)
-
conhecimento de bebidas e alimentos (dravadravya e annasvarūpa vijñanīya)
-
os componentes de uma dieta saudável (hita āhāra)
-
conduta (sadvṛtta) e erro intelectual (prajñaparādha)
-
o regime noturno, incluindo atividade sexual e sono
-
a aplicação de ṛtucaryā, ou regime sazonal, para inverno (hemañta), primavera (vasanta), verão (grīṣma) e outono (varṣa), incluindo ṛtusaṃdhi (períodos de transição)
-
Observe que a certificação requer alguns trabalhos de curso adicionais para testar e garantir seu conhecimento.