{ "data": [ { "event_name": "Purchase", "event_time": 1650640105, "action_source": "email", "user_data": { "em": [ "7b17fb0bd173f625b58636fb796407c22b3d16fc78302d79f0fd30c2fc2fc068" ], "ph": [ null ] }, "custom_data": { "currency": "BRL", "value": 1.99 } } ] "test_event_code:" "TEST67589" }
top of page

ALERGIAS E A MEDICINA AYURVEDA

Atualizado: 3 de jan. de 2022



A alergia é um distúrbio do sistema imunológico. As reações alérgicas ocorrem quando um sistema imunológico hipersensível reage a uma substância comum ou incomum.


Alergia é uma hipersensibilidade a certos estímulos, como drogas, alimentos, irritantes ou substâncias ambientais, ou condições como temperatura e certos climas. Essas substâncias agem como antígenos, dando origem a uma reação no corpo que envolve a produção de certas substâncias, como a histamina, no corpo.


A alergia pode ser hereditária em certas pessoas, mas uma alergia pode ocorrer a qualquer momento ou ponto da vida. Qualquer substância, seja qual for sua origem, é um alérgeno possível. Produtos alimentícios, ingredientes em alimentos, medicamentos e outros fatores como pólen, poeira, pelos de animais, etc, podem causar reações alérgicas.



Satmya é um termo usado em Ayurveda que significa tolerância.

Asatmya é um termo que significa intolerância.



Essa tolerância ou intolerância pode ser em relação a qualquer medicamento, comida, clima ou qualquer hábito. O Ayurveda acredita que Asatmya é o resultado de Agni (fogo digestivo) fraco ou desequilibrado. Um Agni fraco significa que há formação de Ama (toxina) no corpo. Portanto, as alergias são mais comuns em pessoas com Ama em seu sistema.



A alergia através da medicina Ayurveda é o resultado do seguinte:


  • Agni fraco (fogo digestivo)

  • Acúmulo de Ama (toxinas)

  • Dosha desequilibrado no corpo (Vata, Pitta ou Kapha)

  • Estado do Dhatu (tecido) Agni (fogo digestivo): determina qual tecido ou sistema orgânico será afetado.

  • Sistema imunológico fraco

  • Quantidade de alérgenos no corpo.


As alergias podem ser de três tipos com base na dominância dos Dosha:


  • Alergia relacionada a Vata

  • Alergia relacionada a Pitta

  • Alergia relacionada a Kapha



Causas:


Todos os fatores agravantes de Vata.


Essas pessoas são alérgicas a alimentos secos, amargos, condimentados e adstringentes, alimentos crus, alimentos frios, feijão, clima frio e seco com vento, excesso de estresse e hiperatividade.


Sintomas:


O sistema nervoso, o sistema respiratório, os ossos e o cólon são órgãos e sistemas Vata importantes, portanto, os sintomas são vistos nessas partes do corpo.Inchaço de estômago, flatulência, arrotos, dor abdominal e desconforto,


Os sintomas associados podem ser dores nos nervos, sensações de formigamento nos membros, perda de sono, espasmos dos músculos, dores nos ossos e nas articulações, cólicas intestinais.


Este tipo de reação alérgica pode começar repentinamente com respiração ofegante e asma relacionada a Vata, tontura, zumbido, dor de ouvido e dor de cabeça. Essas pessoas também são propensas a constipação, ansiedade e inquietação.



Alergia relacionada a Pitta:


Causas:


Fatores agravantes de Pitta como alimentos picantes, azedos e salgados junto com frutas cítricas, produtos alimentícios fermentados, clima quente e condições de sol extremas. Essas pessoas têm pele muito sensível e são alérgicas a certos tecidos, metais, materiais sintéticos, etc.



Sintomas:


Pele, olhos, partes do sistema digestivo, fígado e baço são órgãos importantes de Pitta Dosha.

Os sintomas observados nessas partes do corpo são erupções cutâneas vermelhas, urticária e dermatite alérgica, e eczema, vermelhidão da pele com coceira e formação de pústulas. Outros sintomas são azia, náuseas, acidez, diarreia, ardor e vermelhidão dos olhos.



Alergia relacionada a Kapha:


Causas:


Fatores agravantes Kapha como alimentos doces, ácido e salgados, incluindo laticínios, queijo, iogurte, leite, etc. também frutas como pepino, melancia podem levar a reações alérgicas. As alergias são agravadas durante a estação fria, chuvosa e nublada.


Sintomas:

Seios nasais, passagens nasais, partes do sistema respiratório são todos órgãos Kapha.

Os sintomas incluem coriza, acúmulo de muco, distúrbios congestivos, resfriados, tosse, sinusite e também asma relacionada a Kapha. Outros sintomas alérgicos relacionados ao Kapha são retenção de água, peso no abdômen, distúrbios do sono.


Tratamento:


Ayurveda acredita em Nidana - Parivarjanam.

Isso significa evitar a causa da doença. Do ponto de vista da alergia, o Ayurveda diz para evitar todos os alérgenos comuns na vida cotidiana.


A abordagem ayurvédica de tratamento de qualquer condição se enquadra em duas categorias:


Shodhana: desintoxicação ayurvédica que ajudará a remover a causa raiz da reação alérgica. Isso também ajuda a corrigir o Agni desequilibrado, elimina o excesso de Dosha do corpo e ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Isso geralmente é feito quando não há fase aguda da reação alérgica.


As cinco ações de desintoxicação são as seguintes e ajudam a eliminar o excesso de Doshas da seguinte forma:


Vômito terapêutico (Vamana): alergias relacionadas a Kapha

Purgação terapêutica (Virecana): alergias relacionadas a Pitta

Enemas medicamentosos (Basti): alergias relacionadas a Vata

Eliminação de sangue (Rakta Moskhana): alergias relacionadas ao sangue e a Pitta

Tratamentos nasais (Nasya): alergias relacionadas a Kapha


Shamana: Tratamentos e terapias para fases agudas de reações alérgicas.


Gerenciamento de alergias relacionadas a Vata:

  • Evite todas as causas relacionadas às reações alérgicas de Vata.

  • Evite alimentos como batata, tomate, berinjela, feijão, alimentos amargos e adstringentes.

  • Evite climas frios, secos e ventosos.

  • Faça uma dieta pacificadora Vata, que inclui sabores suaves de doce, azedo e salgado.

  • Ervas benéficas para as alergias relacionadas a Vata são: Trikatu, Triphala, Ashwagandha, Guggulu, chá Dashmool (dez raízes), Tulsi (manjericão sagrado).

  • Os chás de ervas contendo gengibre, cominho, limão e laranja são benéficos. Qualquer chá pacificante Vata é bom.

  • Para as fases de respiração ruidosa, pode-se fazer um chá de gengibre e tomá-lo a cada poucos minutos. Da mesma forma, o alcaçuz também é bom para essas fases.

  • A aplicação local de óleo Mahanarayan quente também ajudará. Algumas pessoas também colocam algumas gotas desse óleo em água quente e bebem de vez em quando.

  • A administração frequente de Basti (enema) também ajuda a reduzir a frequência dos ataques alérgicos. Comumente é administrado enema Dashmool ou enema de óleo Mahanarayan.




Gerenciamento de alergias relacionadas a Pitta:


  • Evite todas as causas relacionadas a reações alérgicas a Pitta.

  • Evite alimentos ácidos picantes e salgados e concentre-se nos sabores amargos e adstringentes, como vegetais verdes e saladas. Certifique-se de comer alimentos cozidos o tempo todo e isso é muito melhor do que alimentos crus.

  • Evite o contato direto com o sol e condições de calor extremo.

  • Ervas benéficas para alergias relacionadas a Pitta são Shatavari, Guduchi, Triphala, Brahmi, Neem, Manjistha.

  • Para doenças relacionadas à pele, Neem e Manjistha são uma combinação muito boa. Ambas as ervas têm propriedades de limpeza do sangue.

  • Chás de ervas com erva-doce, gengibre e açafrão são benéficos para essas condições.

  • A purgação terapêutica ajuda a eliminar o excesso de Pitta e o calor do corpo, o que geralmente leva a essas reações alérgicas.

  • A coleta de sangue também é muito útil. Pode-se simplesmente doar um pouco de sangue ocasionalmente para prevenir alergias relacionadas a Pitta.

  • Outras ervas como sândalo e rosa são boas para aplicação externa.

  • Tikta Ghrita (ghee ou manteiga clarificada): ervas amargas contidas em ghee são muito benéficas em alergias relacionadas à pele

  • Suco de coentro

  • Água de Côco



Gerenciamento de alergias relacionadas a Kapha:


  • Todas as causas relacionadas às reações alérgicas de Kapha.

  • Evite alimentos frios, pesados ​​e estagnados como queijo, iogurte, leite, creme, etc.

  • Evite o excesso de sabores doces, azedos e salgados.

  • Prefira sabores mais amargos, picantes e adstringentes.

  • Evite clima frio, chuvoso e úmido.

  • Ervas benéficas para essas reações alérgicas são Trikatu, Pippali, Guggulu, Triphala, Tulsi (Manjericão Sagrado)

  • Se o paciente estiver apto, o vômito terapêutico é benéfico. Caso contrário, a purgação terapêutica também pode ser realizada.

  • A administração nasal de óleos que atributos ervas como pimenta preta, Pippali são muito bons.

  • Para sintomas de coriza, espirros e congestão, Jala Neti (lavagem nasal) é benéfico. Esta panela geralmente tem um bico para despejar facilmente a água nas fossas nasais.


Yoga para alergias:


Vata: saudações ao sol, curvas para a frente, poses de extensão. Exercícios de respiração como respiração alternada pela narina, respiração pela narina direita (Surya Bheda) são bons.


Pitta: Saudações à lua, são especialmente boas para alergias relacionadas a Pitta. Posição da lua, torções espinhais são boas. Os exercícios de respiração são especialmente úteis. Chandra Bheda ou respiração pela narina esquerda, Shitali Pranayama (respiração pela boca e sobre a língua) e Shitkari Pranayama são bons. A respiração alternada pelas narinas também é boa


Kapha: Saudações ao sol são muito benéficas. As posições de extensão junto com exercícios respiratórios como Kapalabhati, respiração pela narina direita e Ujjayi Pranayama são boas.



As seguintes ervas podem ser usadas em vez de anti-histamínicos nos três desequilíbrios de Dosha:


Vata: Ashvagandha

Pitta: Shatavari

Kapha: Licourice ou Pippali


É altamente recomendável que você consulte um profissional ayurvédico qualificado antes de iniciar qualquer processo de desintoxicação para eliminar Ama ou tomar ervas ayurvédicas. O protocolo de tratamento pode mudar com base na constituição corporal e na doença de uma pessoa.






 








CURSOS ONLINE



















Fale Conosco


188 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
<