{ "data": [ { "event_name": "Purchase", "event_time": 1650640105, "action_source": "email", "user_data": { "em": [ "7b17fb0bd173f625b58636fb796407c22b3d16fc78302d79f0fd30c2fc2fc068" ], "ph": [ null ] }, "custom_data": { "currency": "BRL", "value": 1.99 } } ] "test_event_code:" "TEST67589" }
top of page

MEDICINA AYURVEDA E TIREOIDE

Atualizado: 20 de mar. de 2022






O que é a tireóide? A Tireóide é uma glândula localizada na região da garganta do corpo; também conhecido como uma das glândulas endócrinas. Você pode ter ouvido falar de 'Bócio'; é quando a tireóide aumenta de tamanho.


Ayurveda e a tireóide Na Ayurveda, a tireóide está localizada perto do Vishuddi Chakra (na região da garganta) e é composta por Pitta e Kapha dosha. A tireoide é o centro da energia do fogo (Agni) e suas funções são estimular o crescimento psíquico e somático, secretar hormônios, equilibrar o metabolismo e controlar as funções corporais.


A tireoide responde rapidamente aos estímulos e ao estresse, e é uma glândula muito sensível.

Distúrbios da tireóide Os distúrbios da tireóide podem ser causados ​​por estresse, genética, má nutrição levando a uma deficiência de iodo e distúrbios no sistema imunológico.

Existem duas condições principais causadas pelo mau funcionamento da tireóide. A primeira condição é uma glândula tireóide hiperativa, conhecida como hipertireoidismo. O hipertireoidismo pode causar tireoidite (doença de Hashimoto), bócio multinodular e doença de Graves (bócio tóxico difuso). O hipertireoidismo apresenta sintomas como ansiedade, insônia, irritação, medo, pressão alta, fraqueza muscular, falta de energia, ritmo cardíaco acelerado, intolerância ao calor e diarreia.

A segunda condição é uma glândula tireóide hipoativa, conhecida como hipotireoidismo. O hipotireoidismo é dividido em três tipos:

  • Primário (originado da glândula tireóide),

  • Secundário (originado da glândula pituitária,

  • Terciário (origem do hipotálamo).

Os sintomas do hipotireoidismo incluem ganho de peso incomum, edema, cansaço, perda de apetite, constipação, anemia, rigidez muscular, dificuldade em cheirar e saborear e pele fria e úmida. Quando o Agni se torna muito baixo, a taxa metabólica diminui devido à redução da secreção de hormônios. Os sintomas acima são típicos de KaphaDosha agravado.

Como o Ayurveda pode ajudar? Na medicina alopática (medicina ocidental), você precisará tomar medicamentos por toda a vida assim que for diagnosticado com um mau funcionamento da tireoide. No entanto, com o Ayurveda, o uso de tratamentos com ervas, o gerenciamento da dieta e estilo de vida mais ervas ayurvédicas (em conjunto com medicamentos ocidentais) podem impedir que essa doença progrida ainda mais. Esses tratamentos ayurvédicos auxiliam na secreção adequada de hormônios, ao mesmo tempo em que estimulam a absorção adequada de nutrientes. A prática de Pranayama e Yoga cria calma e relaxamento, enquanto os tratamentos com ervas aliviam e controlam o estresse, que parece ser um dos principais contribuintes para a disfunção da tireoide. Os tratamentos ayurvédicos estimulam o sistema imunológico e abrem os canais do corpo que controlam o metabolismo saudável.


Como gerenciar as condições da tireóide através do Ayurveda A dieta é muito importante. Abaixo estão algumas dicas ayurvédicas para gerenciar uma glândula tireoide problemática:


  • Coma alimentos frescos e saudáveis.

  • Beba bastante água fresca e limpa.

  • Evite frituras, alimentos com sabor forte ou alimentos muito quentes ou muito frios.

  • Evite estimulantes como café, chocolate, chá, iogurte, vinagre, carne.

  • Use as doses diárias recomendadas de multivitaminas e minerais para completar suas necessidades nutricionais.

  • De benefício são feijão verde Mung, pepino, cevada, arroz velho e óleo de coco. Também é benéfico o chá de gengibre quente com folhas de manjericão e hortelã-pimenta.

  • Evite fumar, álcool e dormir à tarde.

  • Dependendo do seu tipo de corpo, existem muitas ervas ayurvédicas que podem ser usadas, e isso pode ser discutido com seu profissional ayurvédico. Trikatu, Triphala, Jatarnamshi, Trijata, Shilajit, Shankapushpi e Brahmi são apenas algumas das ervas que podem beneficiar a tireóide e, claro, há muitos outros não mencionados neste artigo.

  • Tratamento ayurvedico corporal e desintoxicação do ayurveda como, Panchakarma é um tratamento ayurvédico que é muito benéfico, e Nasya (tratamento nasal), Dhara sobre Vishudda Chakra e Shirodhara são tratamentos de tireóide muito eficazes.

  • Exercícios de respiração como Ujjaya, KapalaBhathi e AnulomaViloma são ferramentas valiosas a serem utilizadas. Eles são fáceis de aprender e devem ser praticados todas as manhãs por dez a quinze minutos como parte de sua rotina matinal.

  • Além disso, as posturas de yoga conhecidas como Sarvanga asana, Suryanamaskara, Paschimottan asana, JanuSirsasana e Halasana, e posturas de flexão, são excelentes para promover o bom funcionamento da glândula tireóide.

Entre em contato com nossos profissionais para obter mais informações sobre como manter o bom funcionamento da glândula tireoide. Ervas e tratamentos ayurvédicos serão criados individualmente para você, dependendo do tipo e gravidade do problema, dos desequilíbrios do dosha e do seu tipo de corpo através de uma consultoria Ayurvédica







165 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CURSOS ONLINE

CORPO HORMONAL-2.jpg

Ayurveda e a Saúde da Mulher

_edited.jpg

Ayurveda no Pré-Natal e Pós-Parto

A ARTE DO AYURVEDA-2.png

Intro ao Ayurveda

bottom of page