{ "data": [ { "event_name": "Purchase", "event_time": 1650640105, "action_source": "email", "user_data": { "em": [ "7b17fb0bd173f625b58636fb796407c22b3d16fc78302d79f0fd30c2fc2fc068" ], "ph": [ null ] }, "custom_data": { "currency": "BRL", "value": 1.99 } } ] "test_event_code:" "TEST67589" }
top of page

Como criar rituais diários para dormir melhor


De uma perspectiva ayurvédica, a qualidade do nosso sono faz parte de fatores muito maiores. Isso inclui não apenas nossos rituais antes de dormir ou o tipo de colchão que usamos, mas também os padrões que definimos ao longo do dia. Claro, o Ayurveda também tem muitas dicas e rituais especificamente para relaxar à noite e apoiar um sono equilibrado. E não se preocupe, chegaremos lá! Mas antes, vamos falar um pouco sobre a importância de uma rotina diária. Afinal, tudo o que você faz, come, pensa e experimenta ao longo do dia define o tom de como você dorme bem à noite.



Um bom sono começa com uma rotina matinal



Acredite ou não, ter um sono profundo e reparador à noite começa com a forma como começamos o dia.


 

Uma rotina matinal sólida o preparará para o sucesso à noite, quando chegar a hora de dormir.









  • Em primeiro lugar, faça o possível para acordar com ou antes do sol. Pode não ser fácil no começo, mas esse simples hábito começa a colocar seu corpo em sintonia com os ciclos naturais de dormir e acordar. Dormir até tarde depois que o sol nasce tende a nos deixar aborrecidos e lentos e pode atrapalhar nossos ciclos pelo resto do dia.


  • Em seguida, reserve um tempo em sua rotina matinal para uma massagem com óleo quente. Este ritual ajuda a acalmar os sentidos e a mente e tem efeitos duradouros sobre o sistema nervoso, mesmo quando chega a hora de dormir.

  • Da mesma forma, reservar algum tempo antes de começar o dia de trabalho para respirar conscientemente e meditar tem efeitos positivos duradouros que se propagam ao longo do dia e até mesmo no estado de sonho.

  • Exercitar-se adequadamente. É importante mover-se pelo menos um pouco todos os dias, e dormir melhor é apenas um benefício entre muitos.

  • Outro grande hábito é comer sua maior refeição no meio do dia, quando o sol e seu fogo digestivo, ou agni, são fortes. Se você quer que sua comida seja completamente digerida antes de dormir, então faça do jantar uma refeição mais leve e coma pelo menos algumas horas antes de dormir.

  • Se você for dormir com a barriga cheia de comida não digerida, seu corpo não sabe o que deve fazer. Digerir ou dormir? Nenhum dos dois será bem feito e o prejuízo é duplo - comida não absorvida adequadamente e outra noite de sono ruim.



Rituais Noturnos - 7 passos para um sono reparador


Ok, agora a parte que você estava esperando - a rotina noturna que promove o sono! Quando segue uma rotina matinal equilibrada, criar um ritual calmante para a hora de dormir ajudará a persuadir a mente e o corpo a um estado em que você pode deslizar perfeitamente para a terra dos sonhos.

Porque ter rituais é um instinto humano básico que nos ajuda a nos sentirmos seguros e com os pés no chão. Quando praticamos hábitos repetitivos que ajudam a promover estabilidade e equilíbrio, nossos corpos se realinham naturalmente com seu plano saudável, incluindo um sono profundo e reparador. Ao criar rituais de sono, queremos nos concentrar no que acalmará os cinco sentidos, o que, por sua vez, acalmará a mente.


Aqui estão 7 passos para criar um ritual de sono relaxante que fará você dormir como um anjo.



1. Desligue suas telas


A estimulação mental que acontece quando estamos conectados às nossas telas – sejam telefones, computadores ou televisão – nos impede de adormecer e também interrompe nossa capacidade de permanecer dormindo. Comece a diminuir sua entrada sensorial uma ou duas horas antes de planejar ir dormir. Isso dará à sua mente e sistema nervoso a chance de relaxar naturalmente e desacelerar, deixando para trás o estímulo mental do dia. Você também pode começar a enviar sinais para sua mente de que é hora de relaxar diminuindo as luzes de sua casa.



2. Torne seu espaço bonito


Crie um lugar tranquilo e bonito para dormir. Pense em seu quarto como seu templo do sono - um espaço sagrado para cura e rejuvenescimento. Isso pode parecer da maneira que você escolher, desde que pareça calmo, seguro e aconchegante para você.


Mais importante do que móveis de design é uma sala que traz paz ao seu coração e à sua alma.


Isso pode ser feito com a iluminação, os lençóis que você escolher, suas plantas favoritas e uma música suave e calmante. Tente manter esse espaço limpo, pois a desordem física pode criar estresse mental e certifique-se de que não haja televisores, computadores ou videogames para distraí-lo.


3. Relaxe com Aromaterapia


Continue a seduzir para dormir usando aromaterapia para acalmar e acalmar seus sentidos. Experimente óleos essenciais de lavanda, vetiver, camomila romana, ylang ylang, bergamota ou manjerona. Você pode usá-los em um difusor para trazer seus aromas relaxantes para o seu espaço ou combiná-los com os poderes calmantes com um banho de água morna, ou mergulhe na banheira com sais de Epsom e algumas gotas de óleo essencial. Isso permitirá que qualquer músculo tenso se amoleça enquanto você se prepara para dormir. Também apoiará o relaxamento suave de sua mente e sistema nervoso.



4. Pratique a automassagem


Para continuar o processo de relaxamento completo, aqueça os olhos vegetais para cada dosa recomendamos um tipo de óleo, para os vatas e kaphas o óleo de gergelim é adequado, e para os pittas, o óleo de coco é mais utilizado, e use-o para massagear seus pés, têmporas e orelhas. Ou, se tiver tempo, faça uma luxuosa automassagem de corpo inteiro. Nas noites em que sei que vou lavar o cabelo de manhã, faço uma massagem na cabeça com o os óleo. O óleo extra de ervas em meu couro cabeludo ajudará a desacelerar minha mente e estimular um sono profundo, reparador e curador. Eu sempre cubro meu travesseiro com uma toalha e coloco meias velhas nos pés quando faço isso para proteger meus lençóis de resíduos oleosos.


5. Desfrute de uma bebida quente antes de dormir


Se você sentir que pode precisar de algo em sua barriga para segurá-lo durante a noite, experimente um pouco de leite morno e temperado. Pode ser leite de vaca ou qualquer leite de nozes de sua escolha, com um toque de canela, cardamomo ou açafrão. O importante é aquecer o leite antes de bebê-lo.



Entregar-se a uma bebida quente e cremosa na hora de dormir não é apenas um prazer - também ajuda a acalmar e acalmar os nervos.




6. Vá dormir às 22h.


Comprometa-se a estar na cama, se ainda não estiver dormindo, às 22h. Este não é apenas um número arbitrário - de acordo com o Ayurveda, a hora pitta da noite é das 22h às 2hs da manhã O elemento fogo de pitta dosha está relacionado ao nosso metabolismo e digestão. Não usamos esse fogo apenas para digerir a comida, mas também para digerir nossas experiências, pensamentos e emoções do dia. Portanto, se você ainda estiver acordado a essa hora, poderá notar um segundo fôlego ou sentir a necessidade de fazer um lanche ou resolver problemas. Estar acordado e ativo apenas adiciona combustível ao fogo. Estar na cama às 22h. permite que o corpo descanse antes que as qualidades pitta surjam, melhorando sua chance de um sono verdadeiramente reparador.


7. Revise seu dia


Assim que sua cabeça encostar no travesseiro, reserve alguns momentos para revisar seu dia. Gentilmente, perdoe-se por quaisquer situação de conflito e duvidas e agradeça pelos presentes e lições que o dia lhe trouxe. Essa revisão mental ajuda a completar o ciclo do dia, levando você a um sono tranquilo com um sentimento de gratidão. Este dia acabou, você fez o seu melhor e agora pode deixá-lo ir. Amanhã é um novo dia cheio de mistério e possibilidades. Quem sabe o que isso trará. Por enquanto, feche os olhos e vá embora - bons sonhos esperam por você!








155 visualizações1 comentário

CURSOS ONLINE

CORPO HORMONAL-2.jpg

Ayurveda e a Saúde da Mulher

_edited.jpg

Ayurveda no Pré-Natal e Pós-Parto

A ARTE DO AYURVEDA-2.png

Intro ao Ayurveda

bottom of page