{ "data": [ { "event_name": "Purchase", "event_time": 1650640105, "action_source": "email", "user_data": { "em": [ "7b17fb0bd173f625b58636fb796407c22b3d16fc78302d79f0fd30c2fc2fc068" ], "ph": [ null ] }, "custom_data": { "currency": "BRL", "value": 1.99 } } ] "test_event_code:" "TEST67589" }
top of page

COMO MELHORAR A DIGESTÃO

Atualizado: 25 de mar. de 2022

Quer melhorar sua digestão sem abrir mão dos alimentos que adora? Há muito poder em mudar a forma como comemos! A boa digestão é o ponto fundamental para promover uma boa saúde. As maioria das doenças se iniciam pela má digestão. Então, o que nos resta é melhora ela!!!!

Considere este o seu desafio de 5 dias para melhorar sua digestão de acordo com a Medicina Ayurvédica. A cada dia você implementará um novo hábito ou truque.


Comer emocionalmente pode sabotar até mesmo as melhores intenções. Fomos programados desde pequenos para acalmarmo-nos com a comida e receber conforto de doces e guloseimas. Não coma quando estiver com raiva, deprimido, entediado ou emocionalmente instável. Quando o corpo está em resposta ao estresse de "lutar ou fugir", não podemos digerir a comida.

Algumas sugestões: medite, escreva um diário, ligue para um amigo, receba um abraço, dê uma caminhada ou faça exercícios.




Etapa 1: Coma conscientemente


Coma em ambiente descontraído, em boa companhia. Agradeça sua comida, talvez até feche os olhos e agradeça. Você pode ativar o sistema nervoso parassimpático batendo levemente com o polegar em cada um dos dedos ou praticando respiração nasal alternada.

Apenas coma, não faça várias tarefas ao mesmo tempo ou fale. Nossos corpos precisam de uma energia descendente (apana vayu) para que o alimento seja digerido. Falar envolve uma energia ascendente (udana vayu). Envolva todos os seus sentidos e aproveite cada mordida. Mastigue muito bem a sua comida! 50% da digestão ocorre na boca.

Etapa 2: Horário das refeições


Seu corpo tem ritmos naturais. Planeje suas refeições para trabalhar com isso, em vez de contra! A digestão é mais forte quando o sol está alto, então faça sua maior refeição no almoço. Nesse momento, seu corpo é mais capaz de processar carboidratos, gorduras e proteínas complexas.⁠ A força digestiva diminui ao longo do dia. Coma um jantar mais leve mais cedo, pelo menos 3 horas antes de dormir. Espace as refeições com pelo menos 3-5 horas de intervalo para uma digestão ideal. Evite lanches.

Etapa 3: alimentos e bebidas quentes


Coma alimentos em temperatura ambiente ou mais quente. Evite ingerir grandes quantidades de líquidos com as refeições. Você pode saborear água quente ou chá de ervas com sua refeição, mas nada de bebidas frias! As bebidas frias contraem os vasos sanguíneos, restringindo a digestão. As bebidas frias dificultam o processo natural de absorção de nutrientes durante a digestão.

Você não jogaria óleo de coco no ralo, certo? Beber bebidas geladas com uma refeição tem o mesmo efeito. As baixas temperaturas coagulam as gorduras, retardando o processo digestivo. Se precisar de uma bebida gelada, faça-o 2 horas após a refeição.

Etapa 4: Coma frutas sozinhas


Como combinamos os alimentos desempenha um grande papel em sua digestibilidade. Mesmo os alimentos mais saudáveis ​​podem se tornar tóxicos quando combinados incorretamente. A fruta requer um ambiente digestivo diferente de outros alimentos. Coma frutas sozinhas pelo menos 1 hora antes ou 2 horas depois de uma refeição.

Ao combinar frutas, combine similares com similares (doce com doce, ácido com ácido). Melão e banana são os mais difíceis de combinar e devem ser comidos sozinhos (nem mesmo com outras frutas).

Etapa 5: Incremente!


Adicionar temperos digestivos pode lhe dar um impulso extra. Especiarias para aquecimento (para Vata + Kapha) incluem gengibre, cominho, canela, pimenta-do-reino, pimenta caiena e erva-doce.

Temperos refrescantes (para Pitta) incluem, coentro, cardamomo.

Siga estas 5 etapas e você notará uma digestão mais forte e mais energia em apenas uma semana!

Para saber mais sobre como cuidar de sua saúde digestiva através do ayurveda veja nosso programa de curso Ayurveda para uma melhor digestão












292 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CURSOS ONLINE

CORPO HORMONAL-2.jpg

Ayurveda e a Saúde da Mulher

_edited.jpg

Ayurveda no Pré-Natal e Pós-Parto

A ARTE DO AYURVEDA-2.png

Intro ao Ayurveda

bottom of page