{ "data": [ { "event_name": "Purchase", "event_time": 1650640105, "action_source": "email", "user_data": { "em": [ "7b17fb0bd173f625b58636fb796407c22b3d16fc78302d79f0fd30c2fc2fc068" ], "ph": [ null ] }, "custom_data": { "currency": "BRL", "value": 1.99 } } ] "test_event_code:" "TEST67589" }
top of page

ALCOOLISMO: UMA COMPREENSÃO AYURVÉDICA SOBRE OS EFEITOS DO ÁLCOOL EM NOSSA SAÚDE

Atualizado: 24 de nov. de 2021


O consumo de álcool é parte integrante da vida diária em muitas sociedades. Em geral, está relacionado a um estado de saúde mais baixo, mais problemas de saúde e uma expectativa de vida mais curta. sendo um estigma social, está entre os 5 principais fatores de risco de doenças.


O Ayurveda considera o vício sob o tópico Madatya, que significa intoxicação. Madatya é o estado ou sintomas que surgem devido ao uso contínuo ou a uma alta dose de substâncias intoxicantes. De acordo com o Ayurveda, Madya (álcool) é o oposto de ojas (fonte de energia), que é um pré-requisito para uma boa saúde e bem-estar. Madya elimina Ojas no corpo e quando uma pessoa atinge esse estágio, ela experimenta os sintomas de Madya.


Passando por vários estudos de pesquisa, foi provado que o álcool leva à neurodegeneração, que muda a função neural modificando circuitos de recompensa e sistema de neurotransmissor, particularmente sistema dopamina, sistema opióide, sistema ácido gama-aminobutírico, sistema glutamato, etc. Assim, uma humilde tentativa de estudos foi feita para compreender o envolvimento do neurossistema e degeneração causada pelo álcool (Madya) tanto pelo Ayurveda como pela ciência moderna.



Pode ser bom por um tempo, mas o álcool é o destruidor de ojas.

O que são Ojas? Ojas se refere àquilo que estabiliza o corpo e a mente. Apoia o sistema imunológico e mantém o conteúdo da mente. Quando você está estressado, ojas lhe dá a capacidade de resistir. Ojas fortalece a base de sua vida.

Como o álcool afeta Ojas De acordo com Charaka samhitas ( clássicos do ayurveda ) o álcool tem as qualidades ou propriedades opostas de ojas. Isso significa que ele cancela ojas. Quanto mais você bebe, mais baixo fica o ojas. Muitas pessoas bebem para se sentir melhor. E, no entanto, conforme o nível de ojas de uma pessoa cai, ela se sente pior. Aqueles que não têm consciência bebem mais para compensar, apenas para se sentirem ainda pior. É uma espiral descendente. Eventualmente, não só a mente se sente pior, mas também o corpo. Há diarreia, queimação indigestão, fígado, vesícula biliar e doença pancreática. O sistema imunológico eventualmente falha. A inflamação se instala. Não é um quadro bonito.

Alcoolismo e Ojas Nem todo mundo que bebe demais fica bêbado o tempo todo. Existem muitos alcoólatras funcionais. Aqueles que são funcionais geralmente negam seu alcoolismo até que ele comece a arruinar aspectos de suas vidas. Eventualmente, a base de sua vida começa a falhar. Quando ojas se esgota, os relacionamentos começam a falhar, a saúde começa a falhar e os empregos são perdidos. Uma pessoa que bebe muito rapidamente perde ojas. Uma pessoa que bebe com freqüência, mas moderadamente, perde ojas com o tempo.

Beber álcool com responsabilidade O uso ocasional de álcool não causa esses problemas. Na verdade, o álcool usado de maneira adequada pode melhorar a vida e até ser um remédio. Uma boa regra é nunca beber quando estiver entediado ou infeliz. Uma bebida comemorativa de vez em quando está bem.

Primeiros sinais de baixo Ojas Muito antes de ocorrerem problemas graves, há sinais de ojas baixo. Uma pessoa sábia presta atenção em como se sente e faz as mudanças necessárias.

Aqui estão alguns dos primeiros sinais de baixo ojas: 1. Reclamar frequentemente 2. Intolerância 3. Incapacidade de controlar o estresse. 4. Fadiga ou exaustão 5. Irregularidades do coração 6. Falta de ar 7. Doenças leves frequentes 8. Sensibilidade à luz solar intensa 9. Tontura 10. Emoções intensificadas




Quer conhecer a si mesmo e melhorar a qualidade de Ojas. Melhorar a alimentação e nutrição do seu ser em todos os sentidos. Participe de nosso serviço de consultoria Ayurvédica e entenda melhor como melhorar a saúde física e mental e melhorar a capacidade de superar os vícios!https://www.hareayurveda.com/consultas-ayurveda-online.html




220 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CURSOS ONLINE

CORPO HORMONAL-2.jpg

Ayurveda e a Saúde da Mulher

_edited.jpg

Ayurveda no Pré-Natal e Pós-Parto

A ARTE DO AYURVEDA-2.png

Intro ao Ayurveda

bottom of page