{ "data": [ { "event_name": "Purchase", "event_time": 1650640105, "action_source": "email", "user_data": { "em": [ "7b17fb0bd173f625b58636fb796407c22b3d16fc78302d79f0fd30c2fc2fc068" ], "ph": [ null ] }, "custom_data": { "currency": "BRL", "value": 1.99 } } ] "test_event_code:" "TEST67589" }
top of page

CÚRCUMA E A MEDICINA AYURVEDA



A cúrcuma, ou Curcuma longa, é uma das especiarias ayurvédicas muito conhecidas, amplamente pesquisadas e comumente usadas no mundo. Esta maravilha dourada é usada na culinária, como suplemento alimentar com inúmeros benefícios para a saúde e até topicamente para tratamentos de beleza.


Nenhum curry está completo sem o sabor único e delicioso da cúrcuma, e dificilmente há um sistema no corpo que não seja apoiado pelos benefícios curativos dessa poderosa raiz. E toda noiva indiana tradicional é mergulhada em pasta de açafrão antes do casamento para criar um brilho especial.



Cúrcuma e Ayurveda


A cúrcuma é usada no Ayurveda para equilibrar todos os três doshas – vata, pitta e kapha. Se tomado em excesso, no entanto, pode agravar pitta e vata. A cúrcuma tem um sabor amargo (rasa), um efeito energético adstringente (virya) e seu efeito pós-digestivo (vipaka) é pungente e aquecedor.


A cúrcuma tem um efeito particularmente benéfico para rasa dhatu e rakta dhatu, os tecidos do sangue, plasma e linfa. Ele traz uma qualidade calmante e refrescante para esses tecidos e, ao mesmo tempo, anima seu fluxo e função saudáveis.


A natureza de aquecimento da cúrcuma permite que ela tenha uma energia mobilizadora e purificadora, que naturalmente acende agni (digestão), ajudando a reduzir o excesso de kapha e qualquer acúmulo de ama (toxicidade).


Além desses sistemas, a cúrcuma também é tradicionalmente usada para apoiar o fígado, músculos e articulações, sistema imunológico e pele.


Na Índia, diz-se que a cúrcuma fornece a energia da Mãe Divina e concede prosperidade. É frequentemente usada como pasta tópica pelas noivas para dar um brilho radiante e convidar bênçãos para o casamento. A raiz de cúrcuma inteira também é usada às vezes para esculpir uma imagem de Ganesha, o deus da prosperidade e sucesso com cabeça de elefante, como forma de invocar a força para superar obstáculos.


A cúrcuma também é popular nas tradições yogues, onde é usada para sustentar os ligamentos e limpar os nadis e chakras, os canais sutis e os centros energéticos do corpo.



Usos e benefícios da cúrcuma


A vibrante raiz dourada da planta de açafrão tem sido usada há séculos em toda a Ásia para apoiar a saúde em todo o corpo. Tem uma afinidade particular com o sangue, e assim é capaz de fazer circular seus poderosos benefícios para a saúde em vários sistemas e funções por todo o corpo.


A cúrcuma é conhecida por:


Promover uma digestão saudável: A cúrcuma trabalha para melhorar a flora intestinal, fortalece a digestão e o metabolismo e ajuda na quebra de proteínas.

Impulsionar o cérebro e o sistema nervoso: a cúrcuma demonstrou regenerar e proteger as células do sistema nervoso, aliviando a ansiedade, elevando o humor e melhorando a saúde do cérebro.

Apoie o movimento articular confortável: pode ser usado internamente ou aplicado externamente para fortalecer e fortalecer as articulações, tendões e ligamentos, levando a um maior conforto articular e movimento fácil.

Promova uma pele clara e brilhante: Considerada um tônico para a pele e o sangue, a cúrcuma ajuda a limpar as impurezas e mantém uma tez clara.

Apoiar a função adequada do fígado: Quando usado regularmente, a cúrcuma promove a função saudável do fígado e apoia os mecanismos naturais de desintoxicação do corpo.

Nutre o coração e o sistema circulatório: ajuda a aquecer e estimular o crescimento de novos tecidos sanguíneos, ajudando o funcionamento saudável do coração e fortalecendo a circulação.

Fortalece o sistema imunológico: como uma potente fonte de antioxidantes, a cúrcuma ajuda a fortalecer o sistema imunológico, protege o corpo dos radicais livres e evita o desequilíbrio.



Contra-indicações


A cúrcuma é geralmente considerada segura na gravidez quando usada como tempero de cozinha em pequenas quantidades. No entanto, recomendamos consultar o seu médico se estiver grávida ou amamentando.


A cúrcuma deve ser evitada em casos de hepatite aguda, icterícia, cálculos biliares, obstrução do ducto biliar, úlceras e hiperacidez. Deve-se ter cuidado ao tomar medicamentos anticoagulantes e inibidores de plaquetas.



Para mais Informações sobre nossos atendimentos especializados entre em contato.

93 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CURSOS ONLINE

CORPO HORMONAL-2.jpg

Ayurveda e a Saúde da Mulher

_edited.jpg

Ayurveda no Pré-Natal e Pós-Parto

A ARTE DO AYURVEDA-2.png

Intro ao Ayurveda

bottom of page