{ "data": [ { "event_name": "Purchase", "event_time": 1650640105, "action_source": "email", "user_data": { "em": [ "7b17fb0bd173f625b58636fb796407c22b3d16fc78302d79f0fd30c2fc2fc068" ], "ph": [ null ] }, "custom_data": { "currency": "BRL", "value": 1.99 } } ] "test_event_code:" "TEST67589" }
top of page

Cure a dor de Cabeça com o Ayurveda

Atualizado: 23 de jul. de 2022


O Ayurveda fala muito sobre os fatores etiológicos por trás das dores de cabeça e as muitas maneiras pelas quais as dores de cabeça se manifestam.


Geralmente, as dores de cabeça são classificadas como tipo vata, tipo pitta e tipo kapha.


Em indivíduos vata, medo, ansiedade, estresse, nervosismo, constipação e hiperatividade física podem agravar o vata sistêmico, que pode entrar no sistema esquelético, muscular ou nervoso e causar dores de cabeça. As dores de cabeça causadas por Vata tendem a ser na área occipital (a parte de trás da cabeça) ou no lado esquerdo.


Em indivíduos pitta, indigestão ácida, hiperacidez, pH ácido da saliva e do estômago, excesso de pitta no intestino e cólon e superaquecimento, bem como uma dieta rica em alimentos que provocam pitta, podem causar dor de cabeça. Essa dor de cabeça será mais no templo ou na área temporal.


Por causa de uma dieta produtora de kapha, o kapha sistêmico no estômago aumenta, entra na circulação geral e pode se alojar nos seios nasais e criar dores de cabeça do tipo kapha. As dores de cabeça Kapha tendem a ser mais nas áreas frontal e nasal da cabeça.


Dores de cabeça também podem ser causadas por problemas de ouvido, problemas oculares, insônia, alergias alimentares, exposição a temperaturas frias, tensão no pescoço ou trabalhar muito tempo (por exemplo, na frente de um computador) em uma posição errada. Mesmo usar dois travesseiros abaixo da cabeça para dormir pode causar dores de cabeça.


Claramente as causas são extremamente variadas. Lembre-se que no Ayurveda o tratamento é determinado pelas especificidades de cada situação. Assim, para tratar com sucesso sua dor de cabeça, você precisa saber o máximo possível sobre sua causa.



PARA DORES DE CABEÇA TIPO VATA


Essas dores de cabeça estão na parte de trás (occipital) da cabeça. Eles são caracterizados por dor latejante, pulsante e migratória que irradia da parte de trás da cabeça e pode ir para a frente. Uma dor de cabeça vata pode estar associada à tensão nos músculos do pescoço e do ombro, rigidez nas costas, constipação e ciática. Este tipo de dor de cabeça é agravado pela altitude. Fica pior quando você move seu corpo e diminui quando você descansa.


As dores de cabeça Vata são muitas vezes devido a toxinas acumuladas no cólon.

  • O Ayurveda recomenda usar um enema de água morna para aliviar qualquer constipação e tomar triphala (colher de chá à noite com a 1 xícara de água morna) durante várias semanas para desintoxicar sistematicamente o cólon.


  • Enema com óleo. Provavelmente a melhor maneira de pacificar vata é por óleo basti (enema). Meia xícara de óleo de gergelim quente injetado no reto e retido por pelo menos 5 a 10 minutos ajuda a acalmar vata.


  • Massagem com óleo. Para tensão no pescoço e ombros, massageie os músculos tensos com óleo de gergelim. Em seguida, tome um banho quente.


  • Nasya com Ghee. Colocar 3 a 5 gotas de ghee quente em cada narina ajudará a reduzir o vata e será eficaz para aliviar a dor de cabeça.


  • Massagem noturna nos pés e couro cabeludo. Antes de dormir à noite, esfregue um pouco de óleo de gergelim suavemente no topo da cabeça e nas solas dos pés. Esta é uma das maneiras mais eficazes de manter o vata sob controle.


  • Em caso de desidratação. A cefaleia Vata está frequentemente associada à desidratação, especialmente se você acabou de ir para uma altitude mais alto.


  • Se ocorreu desidratação Misture 1 colher de sopa de açúcar, 4 colheres de chá de sal e cerca de 10 gotas de suco de limão em meio litro de água e beba. No momento em que a desidratação for corrigida, a dor de cabeça vata desaparecerá ou pelo menos será bastante reduzida.


  • Uma pasta calmante. Se, após este tratamento, a dor de cabeça não diminuir, então pegue 4 colheres de noz-moscada em pó na palma da mão e adicione água suficiente para fazer uma pasta, esfregando as mãos. Aplique a pasta na testa. Deixe por cerca de meia hora e depois lave. Isso deve ajudar a aliviar uma dor de cabeça do tipo vata.





PARA DORES DE CABEÇA TIPO PITTA


Para dores de cabeça do tipo pitta. As dores de cabeça pitta começam na área do templo e vão para o centro parte da cabeça. Uma dor de cabeça pitta é caracterizada por dor aguda, ardente, penetrante e é agravada por luz brilhante, sol quente ou altas temperaturas, ou pela ingestão de frutas azedas, picles ou alimentos muito picantes. Pode estar associada a náuseas e/ou Ardência dos olhos. A pessoa também pode ficar bastante irritada. Uma dor de cabeça pitta é frequentemente sentida atrás dos olhos e pode estar associada a tontura. Essas dores de cabeça estão relacionadas ao estômago e aos intestinos.


  • Se você tiver uma dor de cabeça do tipo pitta, tome 2 colheres de sopa de gel de aloe vera, até 3 vezes ao dia um chá refrescante. Beber chá de cominho e coentro (quantidades iguais de cada um, cerca de 1 colher de chá da mistura por xícara) pode ajudar a aliviar uma dor de cabeça do tipo pitta. Deixe o chá esfriar até a temperatura ambiente antes de beber.


  • Uma pasta de resfriamento. Esta pasta de resfriamento pode ajudar a aliviar rapidamente uma dor de cabeça pitta. Mistura 1 colher de chá de pó de sândalo com água suficiente para fazer uma pasta e aplique na testa e/ou têmporas. Deixe-o em sua pele por cerca de meia hora, depois lave-o.


  • Nasya com ghee, algumas gotas de ghee quente colocadas nas narinas serão benéficas para aliviar uma dor de cabeça do tipo pitta.Comer algo doce. Às vezes, uma dor de cabeça pitta responde rapidamente se você comer algo doce.

  • Experimente um pedaço de fruta doce ou um sorvete.


  • Minimassagem noturna. À noite, esfregue um pouco de óleo de bhringamj ou óleo de brahmi nas solas dos pés e no couro cabeludo. Tome precauções para não sujar o travesseiro e os lençóis com óleo cubra sua cabeça. Se você tem uma dor de cabeça do tipo pitta - ou é propenso a tê-los - não

  • caminhar ou trabalhar ao sol sem usar chapéu. Um chapéu na cabeça protege contra pitta agravante e ajuda a prevenir a dor de cabeça.



PARA DORES DE CABEÇA TIPO KAPHA

Se sua dor de cabeça ocorre no inverno ou na primavera, ataca de manhã ou à noite e piora quando você se abaixa, é uma dor de cabeça kapha. É frequentemente associada a congestão nasal e obstrução do nariz, e muitas vezes acompanha um resfriado ou tosse. Pode acompanhar a febre do feno e outras alergias. A dor de uma dor de cabeça kapha é geralmente maçante e profunda. Começa na área frontal superior do crânio, desce até a testa e, às vezes, desce até os seios da face.


  • Vapor de eucalipto. Para aliviar imediatamente uma dor de cabeça kapha, coloque 10 gotas de eucalipto

  • óleo em água fervida, cubra a cabeça com uma toalha e inale o vapor. Isso ajuda a aliviar o congestionamento e muitas vezes resolve completamente a dor de cabeça. O vapor de gengibre — fervendo gengibre fresco ou pó de gengibre seco e depois inalando o vapor — também é eficaz. Use esta pasta de aquecimento. Uma pasta de gengibre quente pode ser bastante útil. Pegue 1 colher de chá de gengibre em pó, misture com água suficiente para formar uma pasta e aplique no seu cabeça . Você também pode colocar um pouco da pasta na ponte do nariz e nas maçãs do rosto. Uma pasta de pó de vacha (cálamo) também é útil e é preferível para indivíduos pitta, pois o pó de gengibre pode queimar a pele. Deixe a pasta por cerca de meia hora e depois lave. Tenha cuidado ao lavar a pasta de gengibre: evite entrar em contato com os olhos.


nota: a pasta de gengibre às vezes pode criar uma sensação de queimação na pele,

especialmente em indivíduos pitta. Não é perigoso, mas se você começar a sentir uma sensação de queimação desconfortável, lave o gengibre com água morna.


  • Pasta para dores de cabeça de sinusite. Para dores de cabeça de sinusite (geralmente relacionadas a kapha), faça uma pasta com 2 colheres de chá de canela e água suficiente e aplique-a localmente.


  • Remédio de água salgada. Para alguns indivíduos, uma dor de cabeça do tipo kapha pode ser rapidamente aliviada por este remédio simples: Misture 1 colher de chá de água morna e pelo menos uma colher de chá de sal para fazer uma solução espessa e concentrada. Coloque 3 a 5 gotas desta água salgada em cada narina. Isso ajuda muito a drenar e desobstruir os seios nasais e aliviar a dor de cabeça.


  • Geralmente as dores de cabeça podem ser aliviadas com remédios ayurvédicos. No entanto, se você tiver uma dor de cabeça que persiste por mais de alguns dias; se a sua dor de cabeça for acompanhada de febre ou torcicolo; se você também tiver sintomas neurológicos, como visão turva, dificuldade de coordenação ou fala, perda de memória, dormência ou fraqueza nos braços ou pernas; se você acordar à meia-noite com dor de cabeça; ou se você está tendo dores de cabeça com frequência que parecem estar se tornando mais graves, consulte -nos para te acompanhar



POSTURAS DE YOGA PARA DOR DE CABEÇA

Geralmente, uma pessoa com dores de cabeça deve fazer a Saudação à Lua. Certas posturas de yoga também são úteis, como a postura do barco, o lótus oculto, a postura do arco, a torção da coluna, a postura da palmeira e a postura na ponta dos pés. As posturas invertidas, como a parada de cabeça, a postura de ombro e a postura do arado, não são recomendadas.











BAIXE O EBOOK INTRO AO AYURVEDA GRATUITAMENTE




186 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CURSOS ONLINE

CORPO HORMONAL-2.jpg

Ayurveda e a Saúde da Mulher

_edited.jpg

Ayurveda no Pré-Natal e Pós-Parto

A ARTE DO AYURVEDA-2.png

Intro ao Ayurveda