{ "data": [ { "event_name": "Purchase", "event_time": 1650640105, "action_source": "email", "user_data": { "em": [ "7b17fb0bd173f625b58636fb796407c22b3d16fc78302d79f0fd30c2fc2fc068" ], "ph": [ null ] }, "custom_data": { "currency": "BRL", "value": 1.99 } } ] "test_event_code:" "TEST67589" }
top of page

INSÔNIA E A MEDICINA AYURVEDA




Nosso estilo de vida acelerado e focado em alta produtividade, juntamente com as infinitas oportunidades que nos foram reveladas através da internet nas últimas décadas; agora está criando um dilema. A experiência estimulante cria um estado de hiperexcitação e cria a impressão de que dormir é uma perda de tempo. No final, muitas vezes estamos cansados ​​demais para fazer qualquer coisa e, ao mesmo tempo, estamos muito tensos com nossos pensamentos para adormecer! Estima-se que um em cada três adultos em todo o mundo sofre de um ou mais sintomas de insônia. As pesquisas também mostraram que 75-90% das pessoas que sofrem de insônia também correm o risco de desenvolver várias condições de dor, doenças neurodegenerativas e distúrbios gástricos. Os distúrbios do sono associados a esses fatores de risco crônicos afetam negativamente a qualidade de vida de um indivíduo. Vários estudos comprovam a conexão entre o sono e as funções endócrinas. O sono adequado é necessário para que os hormônios do apetite e da saciedade (grelina e leptina) funcionem, a insulina e o cortisol regulem e o controle pituitário dos hormônios da tireoide ocorra adequadamente.


O Ayurveda entende o sono como um dos três pilares do sustento saudável da vida, juntamente com Aahara (comida) e Brahmacharya (relacionamentos conscientes). Além disso, o antigo livro de Ayurveda, do século II d.C., de Acharya Charaka, menciona claramente o significado do sono em vários parâmetros de saúde física e mental.


Ele menciona que o sono é essencial para a) percepção de alegria b) crescimento físico adequado e nutrição dos tecidos c) Imunidade d) fertilidade e) pensamento lógico e retenção do conhecimento adquirido e f) vida longa e de boa qualidade

É claramente entendido no Ayurveda que a insônia não é apenas uma doença, mas é um sintoma de um desequilíbrio subjacente e sinal de muitos outros problemas crônicos físicos, comportamentais, cognitivos e mentais que podem aparecer no futuro, se não forem abordados.



O sono é um fenômeno natural no qual descansamos e restauramos nossa mente e corpo. Mas muitas pessoas encontram problemas para dormir quando vão para a cama. Algumas pessoas vão para a cama, mas não conseguem adormecer, enquanto outras acordam à noite e não conseguem retomar o sono. Quando persiste por longos períodos de tempo, as consequências podem ser debilitantes e devastadoras. Nossos corpos precisam descansar para funcionar.


De acordo com a Ayurveda, um humor kapha que funciona normalmente proporciona um sono e descanso saudáveis. Mas quando o humor vata e pitta assume o controle e o kapha é reduzido, pode ocorrer insônia.


As pessoas que se agitam e se reviram, incapazes de adormecer com a mente ativa, sofrem de uma insônia do tipo vata. Aqueles que experimentam vigília intermitente, ou que acordam frequentemente com palpitações, dores no corpo e distúrbios emocionais, como medo, raiva e tristeza, sofrem de insônia do tipo pitta.



Causas da insônia


  • Dieta e estilo de vida inadequados levando ao agravamento de vata e pitta

  • Uso regular de estimulantes como chá e café e alcool

  • Excesso de alimentos frios, secos, fritos e condimentados

  • Emoções reprimidas

  • Excesso de excitação e distúrbios emocionais, como preocupação, raiva e excesso de trabalho



A abordagem ayurvédica para a insônia é restabelecer o equilíbrio em todo o corpo e restaurar o ciclo natural de sono-vigília. De acordo com os ensinamentos do Ayurveda, a maioria das condições crônicas, incluindo a insônia, são desencadeadas por um acúmulo de impurezas no corpo. Má alimentação, digestão fraca, estilo de vida excessivamente ocupado e muito estresse podem gerar toxinas e prejudicar a capacidade do nosso corpo de se livrar delas. As toxinas acumuladas interferem na nossa bioquímica e perturbam o nosso metabolismo, incluindo as funções do sono.


No HARE AYURVEDA, usamos uma abordagem holística para examinar a causa raiz de sua insônia. Analisamos seu dosha, dieta, condicionamento físico, alergias, saúde mental, estilo de vida e muito mais. Reconhecemos que o equilíbrio em muitos aspectos é importante para curar a insônia. Nossos programas de tratamento são projetados para abordar as causas da sua insônia, remover impurezas, fortalecer a digestão e o metabolismo, equilibrar os doshas e melhorar seu mecanismo natural de cura.



Top 6 ervas ayurvédicas para insônia


Brahmi (Bacopa monnieri)

Shankhapushpi (Convulvulus pluricaulis)

Vacha (Acorus calamus)

Sarpagandha (serpentina Rauvolfia)

Ashwagandha (Withania somnifera)

Jatamansi (Nardostachys jatamansi)



Essas informações soo apenas para nível educacional, entre em contato para podermos identificar os desequilíbrios na base de sua insônia e para adaptarmos terapias de desintoxicação, dieta, combinações de ervas e mudanças no estilo de vida para trazê-lo de volta ao equilíbrio e ao sono profundo.







175 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CURSOS ONLINE

CORPO HORMONAL-2.jpg

Ayurveda e a Saúde da Mulher

_edited.jpg

Ayurveda no Pré-Natal e Pós-Parto

A ARTE DO AYURVEDA-2.png

Intro ao Ayurveda

bottom of page