{ "data": [ { "event_name": "Purchase", "event_time": 1650640105, "action_source": "email", "user_data": { "em": [ "7b17fb0bd173f625b58636fb796407c22b3d16fc78302d79f0fd30c2fc2fc068" ], "ph": [ null ] }, "custom_data": { "currency": "BRL", "value": 1.99 } } ] "test_event_code:" "TEST67589" }
top of page

AYURVEDA E SAÚDE DIGESTIVA E INTESTINAL

Atualizado: 15 de out. de 2021

A saúde intestinal é um assunto em alta entre os praticantes de bem-estar atualmente. A pesquisa moderna finalmente estabeleceu que, um intestino saudável é responsável não apenas pela boa digestão, mas também tem um impacto na saúde mental.



Muitos pacientes que sofrem de depressão e ansiedade observam melhorias ao comer uma dieta saudável, sem alimentos processados. Alimentos processados ​​tendem a ser mais ricos em açúcar e sal e afetam adversamente a flora intestinal. O Ayurveda conhece há muito tempo essas conexões e, portanto, dá grande ênfase à melhoria da digestão e do metabolismo.



CAMILA MARCORIO




Sistema digestivo

Qualquer pessoa que queira melhorar a saúde intestinal precisa primeiro se concentrar em melhorar a digestão. O processo de Agni / fogo digestivo agindo sobre os alimentos, levando à formação de nutrientes subprodutos e subsequente acumulação dos tecidos do corpo, é conhecido como 'dhatu parinama'. Esse processo de construção de tecidos nos ajuda a entender que o produto final da digestão adequada não são apenas tecidos nutridos, mas uma imunidade mais forte e um reparo mais rápido dos tecidos. A maioria das doenças crônicas não pode ser tratada com eficácia sem abordar primeiro o sistema digestivo.


Conexão intestino-cérebro

Estudos recentes feitos para entender o sistema nervoso que controla nossas funções digestivas e sua conexão, junto com a influência em nossa mente e emoções, levaram à invenção de um novo ramo da fisiologia humana, chamado sistema nervoso entérico. O Ayurveda considera que todas as 'funções de movimento' dentro de nosso corpo estão interconectadas. Um desequilíbrio causado no nível de Vata, ou elementos do ar e do espaço, terá influência sobre o pensamento, as emoções, o sono, os ossos, as articulações e o sistema nervoso. Isso normalmente é causado por uma combinação de fatores como dieta inadequada, digestão fraca, estresse e sono perturbado. O acúmulo de desequilíbrio de Vata por um longo período de tempo pode resultar em um intestino extremamente sensível e em sintomas semelhantes a um distúrbio digestivo comum, chamado de síndrome do intestino irritável. O tratamento para o intestino irritável no Ayurveda envolve uma abordagem holística que trata do desequilíbrio de Vata. Isso incluirá uma dieta de fácil digestão, incluindo comida caseira simples com temperos quentes. Especiarias como assa-fétida e ajwain são recomendadas para uso na culinária ou como chá para prevenir o inchaço e melhorar a digestão. Ele também incluirá métodos para abordar os fatores causais reais por trás do estresse e problemas de sono, como exercícios respiratórios e meditação. A aplicação externa de óleo de rícino e fomentação quente sobre o abdômen também é vista como um método de tratamento eficaz para acalmar o sensível sistema nervoso entérico.


Saúde do cólon

O Ayurveda entende a importância de ter um mecanismo de limpeza adequado e os efeitos nocivos de ter hábitos intestinais irregulares. Pesquisas modernas mostram que o pH fecal e o tempo de trânsito podem ser um fator importante na identificação de chances de doenças do cólon, incluindo câncer. O recente aumento no consumo de alimentos processados, carne vermelha de criação e dieta calórica resultou em um aumento no câncer.


Legumes frescos

O princípio ayurvédico de ter alimentos preparados na hora e misturados com várias especiarias digestivas ajuda a manter um nível de pH fecal saudável. O conceito de comer ingredientes sazonais e disponíveis localmente também ajuda na melhoria das funções de digestão e eliminação. Os produtos frescos e sazonais não apenas têm um ótimo sabor, mas também têm uma melhor concentração de antioxidantes, nutrientes e força vital neles do que aqueles que são armazenados em armazenamento refrigerado. Temperos como açafrão, cominho preto, gengibre, alho, etc., que são comumente usados ​​na culinária ayurvédica, também têm fortes propriedades anticancerígenas.


Jejum e reequilíbrio

No Ayurveda, o jejum é recomendado como método de limpeza ou desintoxicação. A perda de peso geralmente é um efeito colateral bem-vindo. Com base no nível de Agni ou fogo digestivo, o jejum é geralmente realizado de várias maneiras, desde evitar todos os alimentos sólidos por um período de tempo e beber apenas água morna; a ter khichadi (preparação de arroz e mingau de lentilha) para todas as três refeições em um dia. De acordo com o Ayurveda, qualquer alimento que consumimos quando o apetite não está forte e é muito pesado para o sistema digestivo metabolizar, geralmente é convertido em uma toxina chamada AMA. Este AMA é entendido como tendo um efeito de deterioração nas funções físicas, mentais, comportamentais e cognitivas. Um dos principais objetivos do jejum no ayurveda é eliminar essas toxinas. Outra razão para o jejum é literalmente dar descanso ao aparelho digestivo. Um jejum bem planejado não apenas limpará, mas também aumentará o fogo digestivo e o preparará para metabolizar alimentos pesados ​​e difíceis de digerir. Um jejum ideal para uma pessoa saudável é recomendado da seguinte forma: Prepare khichadi com arroz basmati envelhecido, moong dal, açafrão, ghee e especiarias e coma-o nas três refeições do dia uma vez a cada quinze dias. Hidrate bem com água morna com infusão de gengibre e água de coco.


Dieta balanceada

O Ayurveda recomenda uma dieta balanceada com todos os seis sabores. Eles são doces,, salgados, ácido picantes, amargos e adstringentes. Uma dieta balanceada em todos os seis incluirá naturalmente todos os nutrientes e não nos fará sentir desnecessariamente insatisfeitos ou criará desejos indevidos. Hoje, a maior parte de nossa dieta é predominantemente doce, ácida ou salgada. As chances de doenças são mais devido à ausência de ervas amargas, adstringentes e especiarias, que são ervas curativas. Aqui estão algumas maneiras simples de garantir que seu café da manhã, almoço e jantar incluam todos os seis sabores.


Café da manhã: Adicione frutas vermelhas, canela, romã e uma pitada de gengibre seco e pó de cardamomo ao seu mingau matinal ou mistura de cereais para contrabalançar o sabor doce.

Almoço e jantar: inclua folhas verdes (consideradas amargas), algumas lentilhas / feijões (consideradas adstringentes) junto com raízes / grãos (consideradas doces). Alga marinha (salgada) e chutney de tamarindo (azedo + picante) podem ser usados ​​como acompanhamentos. Outra maneira fácil de incluir o sabor amargo, adstringente e picante em sua refeição é ter uma variedade de chás de ervas e especiarias com suas refeições. Os chás de sementes de tulsi, ajwain, gengibre e methi são bons exemplos de chás às refeições.

64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CURSOS ONLINE

CORPO HORMONAL-2.jpg

Ayurveda e a Saúde da Mulher

_edited.jpg

Ayurveda no Pré-Natal e Pós-Parto

A ARTE DO AYURVEDA-2.png

Intro ao Ayurveda

bottom of page