{ "data": [ { "event_name": "Purchase", "event_time": 1650640105, "action_source": "email", "user_data": { "em": [ "7b17fb0bd173f625b58636fb796407c22b3d16fc78302d79f0fd30c2fc2fc068" ], "ph": [ null ] }, "custom_data": { "currency": "BRL", "value": 1.99 } } ] "test_event_code:" "TEST67589" }
top of page

Tratamento da endometriose: uma abordagem ayurvédica






A endometriose é descrita como um crescimento anormal de tecido endometrial ativo fora do útero. Estima-se que a prevalência de endometriose entre mulheres em idade reprodutiva seja de 10%. Esta condição tem uma taxa de prevalência de 20-50% em mulheres inférteis, mas pode chegar a 71-87% em mulheres com dor pélvica crônica. Geralmente afeta mulheres em idade reprodutiva e, portanto é uma causa muito comum de infertilidade. Em minha prática clínica no Ayurveda, encontramos a alta incidência de Endometriose em mulheres multitarefadas e ambiciosas. O esforço físico e mental excessivo leva ao desequilíbrio de Vata, causando endometriose.


Os 6 Sintomas da endometriose


1 - Dismenorreia - períodos dolorosos 2 - Dor pélvica profunda 3 - Dispareunia - relação sexual dolorosa 4 - Disquezia - movimentos dolorosos 5 - Disúria - micção dolorosa 6 - Menstruação perturbada - Sangramento excessivo e irregular


Embora a endometriose não seja considerada uma doença com risco de vida, é uma doença que altera a vida e requer diagnóstico e tratamento oportunos. O tratamento convencional para a endometriose inclui medicamentos hormonais, analgésicos, cirurgias laparoscópicas repetidas e, finalmente histerectomia. Todos esses tratamentos aumentam o sofrimento do paciente.


Qual é a visão ayurvédica para endometriose? Não podemos encontrar nenhuma doença em Ayurveda que seja exatamente semelhante à endometriose em sintomas e patologia. No entanto, o Ayurveda tem seus próprios princípios de classificação e diagnóstico de doenças. É mencionado no Charak Samhita que, mesmo que um médico seja incapaz de nomear uma doença em particular, o conhecimento dos Doshas, local de manifestação, nidana (causas) nunca falharia em sua tentativa de curar uma doença. Podemos relacionar a endometriose com vatik yoni vyapad, Udavarta, Granthi, Gulma, Visarpa de acordo com os sintomas variáveis ​​que mostra nos pacientes. De acordo com a Ayurveda, esta condição é devido ao dosha Vata perturbado ou alterado. Principalmente “Apana vayu vikara”. Apana vata é um subtipo de Vata dosha que é responsável pela eliminação descendente de urina, fezes, flatos, parto e sangue menstrual. Obstrução de Apana Vayu causa menstruação retrógrada e leva ao acúmulo ou movimento de tecido endometrial para se estabelecer nas superfícies extra-uterinas, como as trompas de Falópio e a cavidade pélvica. Frequentemente associados a dor intensa e menstruação escassa são devidos a vata agravado, sangramento excessivo e sensação de queimação está associado ao dosha pitta, e peso, letargia e sangramento de muco viscoso com coágulos está associado ao dosha Kapha agravado.


Causas da endometriose É uma condição predominante de vata, especialmente um subtipo de vata chamado Apana vata viciado. Ambos os fatores físicos e mentais são responsáveis ​​pelo agravamento do Vata, o estresse mental é um dos principais fatores responsáveis ​​pelo Apana Vata Vikara. Fatores como concepção tardia (casamento tardio), consumo excessivo de substâncias frias, secas, ásperas, pungentes, adstringentes e amargas, consumo excessivo de alimentos crus, viagens excessivas, abuso de substâncias, excesso de atividade física, viagens e supressão das necessidades naturais como, fome, sede, lágrimas, urinar, defecar, espirrar, peidar, etc, podem causar o agravamento de Vata no corpo. Supressão de impulsos naturais, o fluxo de apanavata fica perturbado, o que também controla o fluxo menstrual. Tomar pílulas anticoncepcionais orais por mais tempo também é uma das causas da endometriose. No entanto, é muito importante evitar o estresse mental e excesso de atividade física durante o período da menstruação. Estresse mental, trabalho excessivo, estresse emocional, medo, tristeza e raiva são as principais razões para desequilibrar Apana vayu Protocolos de Tratamento Ayurvédico A primeira linha de tratamento é 'Nidana Parivarjanam', ou seja, a remoção da causa raiz. No tratamento da Endometriose as causas raízes são os agravantes de Vata, deve-se identificar os fatores que estão causando o agravamento de Vata e eliminá-los adequadamente. Linha de tratamento:


1. Vata anuloman- canalizando vata com Panchkarma como Vasti chikitsa, uttar vasti e medicamentos. 2. Tratamento para vataj yoni vyapad (seleção de ervas apropriadas) 3. Shophhar chikitsa (tratamento para inflamações) 4. Raktaprasadan (limpeza de toxinas) 5. Rasayan chiktsa (nutricao para promover e evitar desequilibrios) O tratamento adequado é aconselhado de acordo com a condição e constituição do indivíduo, será selecionado pelo ginecologista ayurvédico qualificado que garantirá o fogo digestivo equilibrado, com vata equilibrado para se mover na direção descendente.



Para te acompanhar nos cuidados Ayurvédicos aconselho uma supervisão de nossos especialistas Ayurvédicos para uma consulta personalizadas.







86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CURSOS ONLINE

CORPO HORMONAL-2.jpg

Ayurveda e a Saúde da Mulher

_edited.jpg

Ayurveda no Pré-Natal e Pós-Parto

A ARTE DO AYURVEDA-2.png

Intro ao Ayurveda

bottom of page