
Tratamento da endometriose: uma abordagem ayurvédica
A endometriose é descrita como um crescimento anormal de tecido endometrial ativo fora do útero. Estima-se que a prevalência de endometriose entre mulheres em idade reprodutiva seja de 10%. Esta condição tem uma taxa de prevalência de 20-50% em mulheres inférteis, mas pode chegar a 71-87% em mulheres com dor pélvica crônica. Geralmente afeta mulheres em idade reprodutiva e, portanto é uma causa muito comum de infertilidade. Em minha prática clínica no Ayurveda, encontramos a alta incidência de Endometriose em mulheres multitarefadas e ambiciosas. O esforço físico e mental excessivo leva ao desequilíbrio de Vata, causando endometriose.
Os 6 Sintomas da endometriose
1 - Dismenorreia - períodos dolorosos 2 - Dor pélvica profunda 3 - Dispareunia - relação sexual dolorosa 4 - Disquezia - movimentos dolorosos 5 - Disúria - micção dolorosa 6 - Menstruação perturbada - Sangramento excessivo e irregular
Embora a endometriose não seja considerada uma doença com risco de vida, é uma doença que altera a vida e requer diagnóstico e tratamento oportunos. O tratamento convencional para a endometriose inclui medicamentos hormonais, analgésicos, cirurgias laparoscópicas repetidas e, finalmente histerectomia. Todos esses tratamentos aumentam o sofrimento do paciente.
Qual é a visão ayurvédica para endometriose? Não podemos encontrar nenhuma doença em Ayurveda que seja exatamente semelhante à endometriose em sintomas e patologia. No entanto, o Ayurveda tem seus próprios princípios de classificação e diagnóstico de doenças. É mencionado no Charak Samhita que, mesmo que um médico seja incapaz de nomear uma doença em particular, o conhecimento dos Doshas, local de manifestação, nidana (causas) nunca falharia em sua tentativa de curar uma doença. Podemos relacionar a endometriose com vatik yoni vyapad, Udavarta, Granthi, Gulma, Visarpa de acordo com os sintomas variáveis que mostra nos pacientes. De acordo com a Ayurveda, esta condição é devido ao dosha Vata perturbado ou alterado. Principalmente “Apana vayu vikara”. Apana vata é um subtipo de Vata dosha que é responsável pela eliminação descendente de urina, fezes, flatos, parto e sangue menstrual. Obstrução de Apana Vayu causa menstruação retrógrada e leva ao acúmulo ou movimento de tecido endometrial para se estabelecer nas superfícies extra-uterinas, como as trompas de Falópio e a cavidade pélvica. Frequentemente associados a dor intensa e menstruação escassa são devidos a vata agravado, sangramento excessivo e sensação de queimação está associado ao dosha pitta, e peso, letargia e sangramento de muco viscoso com coágulos está associado ao dosha Kapha agravado.
Causas da endometriose É uma condição predominante de vata, especialmente um subtipo de vata chamado Apana vata viciado. Ambos os fatores físicos e mentais são responsáveis pelo agravamento do Vata, o estresse mental é um dos principais fatores responsáveis pelo Apana Vata Vikara. Fatores como concepção tardia (casamento tardio), consumo excessivo de substâncias frias, secas, ásperas, pungentes, adstringentes e amargas, consumo excessivo de alimentos crus, viagens excessivas, abuso de substâncias, excesso de atividade física, viagens e supressão das necessidades naturais como, fome, sede, lágrimas, urinar, defecar, espirrar, peidar, etc, podem causar o agravamento de Vata no corpo. Supressão de impulsos naturais, o fluxo de apanavata fica perturbado, o que também controla o fluxo menstrual. Tomar pílulas anticoncepcionais orais por mais tempo também é uma das causas da endometriose. No entanto, é muito importante evitar o estresse mental e excesso de atividade física durante o período da menstruação. Estresse mental, trabalho excessivo, estresse emocional, medo, tristeza e raiva são as principais razões para desequilibrar Apana vayu Protocolos de Tratamento Ayurvédico A primeira linha de tratamento é 'Nidana Parivarjanam', ou seja, a remoção da causa raiz. No tratamento da Endometriose as causas raízes são os agravantes de Vata, deve-se identificar os fatores que estão causando o agravamento de Vata e eliminá-los adequadamente. Linha de tratamento:
1. Vata anuloman- canalizando vata com Panchkarma como Vasti chikitsa, uttar vasti e medicamentos. 2. Tratamento para vataj yoni vyapad (seleção de ervas apropriadas) 3. Shophhar chikitsa (tratamento para inflamações) 4. Raktaprasadan (limpeza de toxinas) 5. Rasayan chiktsa (nutricao para promover e evitar desequilibrios) O tratamento adequado é aconselhado de acordo com a condição e constituição do indivíduo, será selecionado pelo ginecologista ayurvédico qualificado que garantirá o fogo digestivo equilibrado, com vata equilibrado para se mover na direção descendente.
Para te acompanhar nos cuidados Ayurvédicos aconselho uma supervisão de nossos especialistas Ayurvédicos para uma consulta personalizadas.